Atraso no desenvolvimento infantil: quando ligar o sinal de alerta?

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Os primeiros anos de vida são marcados por grandes conquistas: sentar, engatinhar, andar, falar e interagir. Cada criança tem seu ritmo, mas existe um limite seguro. Identificar atrasos no desenvolvimento e buscar uma avaliação especializada são passos essenciais para garantir um crescimento saudável.

O que são os marcos do desenvolvimento?

São habilidades esperadas para cada faixa etária nas áreas motora, cognitiva, social, de linguagem e comportamento. Acompanhar esses marcos ajuda a identificar possíveis dificuldades.

Sinais que merecem atenção em cada fase

0 a 6 meses:
– Não sorri
– Não sustenta a cabeça
– Pouca interação visual
– Poucos sons ou balbucios

6 a 12 meses:
– Não senta sem apoio
– Não engatinha
– Não responde ao nome
– Pouco interesse em brinquedos

1 a 2 anos:
– Não anda até 18 meses
– Não fala palavras simples
– Não aponta
– Não imita gestos

2 a 3 anos:
– Vocabulário reduzido
– Pouca interação social
– Atraso na fala
– Dificuldades de coordenação

O que pode causar atraso no desenvolvimento?

– Prematuridade
– Distúrbios neurológicos
– Alterações genéticas
– Problemas auditivos ou visuais
– Falta de estímulo
– Transtorno do espectro autista
– Doenças específicas da infância

Nem sempre a causa é grave, mas investigar cedo faz diferença no tratamento e na evolução.

Por que avaliar cedo?

Nos primeiros anos de vida o cérebro está em rápido desenvolvimento. Quando o atraso é identificado precocemente, há maior chance de:

– Iniciar terapias adequadas
– Melhorar as habilidades da criança
– Reduzir impactos futuros
– Facilitar o aprendizado

Como o neuropediatra avalia?

A avaliação inclui:

– Entrevista com os responsáveis
– Observação do comportamento
– Testes de desenvolvimento
– Exames complementares, quando necessários

Dependendo do caso, o profissional pode indicar fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional ou outras intervenções.

Quando procurar o neuropediatra?

Sempre que os marcos não estiverem sendo atingidos na idade esperada ou quando houver dúvida sobre o comportamento ou desenvolvimento.

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