Estimular hábitos saudáveis nas crianças é muito importante para o seu desenvolvimento. Não por acaso, aqueles que têm maior facilidade para manter uma rotina equilibrada, certamente tiveram uma boa educação alimentar durante a infância.
Por outro lado, combater a inatividade, promover uma melhor alimentação e estimular a atividade física precoce não são tarefas fáceis. Prova disso é que o país vem sofrendo com grandes índices de obesidade infantil e o sobrepeso se tornou a causa de muitas doenças crônicas no público mais jovem.
Portanto, saber inspirar hábitos saudáveis em crianças é um desafio que deve fazer parte da rotina de todos os pais e cuidadores. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura Neste post trouxemos quatro dicas incríveis para auxiliá-lo nesta árdua tarefa!
1. Incentive uma dieta equilibrada
O consumo precoce de alguns alimentos, sobretudo aqueles ricos em gordura, açúcar e sal pode promover maus hábitos alimentares na infância, bem como prorrogá-los até a fase adulta. Sendo assim, as crianças podem se mostrar mais abertas a fazer escolhas adequadas se tiverem maior familiaridade com comidas saudáveis desde a infância.
Portanto, se você adora comprar itens industrializados, tais como biscoitos, salgadinhos e refrigerantes, oferecendo-os ao seu filho, é hora de repensar tais escolhas. Procure trocar esses alimentos por frutas, legumes e verduras e, prefira sempre alimentos pouco processados, tais como arroz, feijão etc.
2. Permita que a criança participe no preparo da comida
Quando há um contato inadequado com a comida, isto é, quando não lhes são apresentados alimentos variados, é possível que elas apresentem uma falta de interesse importante com a alimentação. Sendo assim, ter contato com o alimento é uma estratégia que pode levá-las a se interessar mais, especialmente quando participam do preparo.
Outra dica interessante é permitir que as crianças possam ir ao supermercado participar da escolha dos alimentos, com destaque especial à seção de hortifruti. Além disso, pode ser interessante educá-las em relação ao nome dos alimentos, bem como permiti-las escolher os alimentos de acordo com sua cor, textura e formato.
3. Imponha limites quanto ao uso de telas
Nunca na humanidade houve tanto avanço em termos de recursos tecnológicos presentes na sociedade como hoje em dia. Naturalmente, as crianças têm passado maior tempo em contato com dispositivos eletrônicos variados.
Com isso, o excesso de exposição a telas, como smartphones, tablets e videogames, pode gerar alertas importantes para os pais — ainda que se uso, em geral, possa oferecer alternativas interessantes para entretenimento dos pequenos.
Considerando os fatores de risco comumente relacionados ao uso excessivo de telas, destaca-se alguns transtornos psicológicos, sedentarismo, maior dificuldade em se socializar e, em alguns casos, até mesmo casos de depressão na infância.
Outro ponto de atenção é que o acesso irrestrito às redes sociais pode gerar uma maior vulnerabilidade, em especial, provocada pela ação de adultos mal intencionados. Diante disso, compete aos pais e cuidados estabelecer um limite quanto ao uso de telas, além de fiscalizar o que as crianças fazem quando estão conectadas.
Concluindo, contribuir para o desenvolvimento de hábitos saudáveis nas crianças é a melhor maneira de apoiar o seu crescimento adequado, bem como oferecer maior segurança e qualidade de vida. Assim, embora este seja um cenário bastante desafiador, deve-se investir em mecanismos para estimular hábitos saudáveis nas crianças.
E você, papai e mamãe. Que tipo de cuidados vem observando na hora de estimular melhores hábitos nos pequenos? Compartilhe conosco a sua experiência, usando a caixa de comentários abaixo.