Nos últimos meses, diversas regiões do país acabaram sofrendo com um importante surto de gripe. Considerando o cenário de pandemia provocado pelo novo coronavírus, a preocupação em relação aos sintomas das doenças é bastante natural, uma vez que tanto a covid-19 quanto a gripe H3N2 provoca reações parecidas.
Por outro lado, é importante destacar que embora trate-se de um novo subtipo do vírus causador da gripe, as vacinas, segundo o Instituto Butantan, podem promover a proteção necessária para minimizar os eventos adversos relacionados à gripe H3N2. Ademais, apesar de haver uma semelhança importante, covid e gripe são condições distintas.
Se ainda está com muitas dúvidas e deseja saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo. Neste post trouxemos todos os principais detalhes dos sintomas e prevenção da Gripe H3N2. Boa leitura!
O que é a Gripe H3N2, afinal?
O vírus influenza, que provoca sintomas gripais, pode ser dividido em três categorias. Segundo o Ministério da Saúde, os mais comuns no país são o A, B e C. No caso do Influenza tipo A, existem, ainda, dois subtipos, sendo a variante H1N1 e H3N2, responsáveis por gripes e resfriados.
Em geral, sua transmissão se dá por meio do contato do paciente saudável com uma superfície contaminada ou, ainda, por meio de partículas que podem ser lançadas ao ar, por meio da tosse ou espirros da pessoa doente. A fala também é uma forma de transmissão, uma vez que é mais fácil emitir gotículas contaminadas — sem contar no contato direto.
Principais sintomas da Gripe H3N2
Diferentemente do que algumas pessoas acreditam, os sintomas de uma infecção pelo vírus da influenza H3N2 se assemelham a outros tipos de influenza, por exemplo. Basicamente, o paciente pode apresentar febre alta, quadros de tosse persistente, inflamação na região da garganta e coriza.
Em alguns casos, também são comuns:
- Dores de cabeça;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Fadiga ou cansaço excessivo;
- Calafrios, etc.
Como prevenir a contaminação da H3N2?
Agora que você já sabe o que é e quais são os principais sintomas da gripe provocada pela nova variante do vírus Influenza A, chegou a hora de conferir, de perto, as principais formas de impedir que a infecção avance com sintomas mais graves.
Basicamente, o primeiro passo é isolar os pacientes acometidos pela doença por pelo menos 7 dias, já que isso evita, em grande parte, a transmissão do vírus a outras pessoas. O segundo passo é manter o uso de máscaras faciais e a higienização adequada das mãos.
Sempre que possível, é importante se manter afastado de ambientes fechados, de modo a minimizar eventuais contaminações. Outra prática de higiene e saúde é não levar a mão até os olhos ou a boca.
Embora todos os cuidados possam contribuir de maneira significativa para impedir uma eventual contaminação de adultos e crianças pela Gripe H3N2, o melhor cuidado é a vacinação, uma vez que esta protege contra diversos outros subtipos de vírus da influenza.
Se este post lhe foi interessante, o que acha de continuar acompanhando novas notícias e informações sobre saúde e bem-estar dos pequenos? Continue acompanhando o nosso blog.